Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Flavours

Restaurantes, Eventos, Rooftops e muito mais! 📷 🍴 #Portugalflavours

Portugal Flavours

Restaurantes, Eventos, Rooftops e muito mais! 📷 🍴 #Portugalflavours

Pastelaria Batalha - O segredo do melhor bolo rei de Lisboa

Pastelaria_batalha_bolo_rei

 

O apelido da família, Batalha, deu origem ao nome da pastelaria. E o logotipo é composto pela imagem da famosa atriz Beatriz Costa, a franja negra e os lábios vermelhos, sem esquecer do lenço saloio tradicional.

 

                              

 

E já repararam que o Natal está mesmo, mas mesmo quase a chegar? As ruas já se vão iluminando com as decorações de natal, o cheiro a castanhas na Rua Augusta começa a prevalecer e as lojas já têm o CD de Natal a dar! Pois bem, e porque Natal rima com Bolo Rei (vamos fingir que sim), a equipa do Portugal Flavours foi convidada a fazer parte de um workshop de bolo rei na Pastelaria Batalha.

 

E agora perguntas: “Onde fica a Pastelaria Batalha?”

 

Na Rua da Horta Seca, nº1, no Chiado (Lisboa), fica a aclamada Pastelaria Batalha que no ano passado (2017) ganhou o prémio de melhor bolo rei no Concurso Wonderland Lisboa. É uma casa onde receber medalhas por melhores bolos já se tornou quase uma tradição, seja no Bolo Rei, no Pastel de Nata ou no Pastel de Feijão.

 

A Pastelaria foi fundada em 1990, onde sempre prevaleceu a tradição e a arte dos seus antepassados. As receitas foram ensinadas por familiares e até há algumas que foram passando ao longo de quatro gerações. É tudo confecionado de raiz, com produtos selecionados de qualidade e com matérias primas de origem portuguesa.

 

(fotos: arrasta para o lado para veres mais)

 

Para quem nunca tinha feito um bolo rei na vida, a equipa do Portugal Flavours até que se safou. E cá entre nós, já estamos a pensar num possível futuro na área! (brincadeira)

O Workshop foi bom e sempre em boa companhia, adorámos principalmente a boa disposição do chefe, dono, pasteleiro, Mestre do Pastel de Nata e cinturão negro do bolo rei, João!

 

(fotos: arrasta para o lado para veres mais)

 

“E o segredo? Onde está o segredo?” – perguntas tu.

 

Infelizmente não te podemos contar tudo, mas vamos deixar aqui todos os ingrediente: Farinha de origem portuguesa tipo 55, açúcar, margarina especial para bolo rei, sal, ovos, leite, “sumo/licor” de laranja, fermento de padeiro, vinho do porto, fruta cristalizada (excelente e de origem portuguesa), sultanas, amêndoas, nozes e por fim uma boa dose de amor, dedicação e olho para a coisa.

 

Voilà, temos o nosso bolo rei!

 

bolo_rei

 

No final do workshop, fomos presenteados com um lanche de natal recheado de muitas das especialidades da casa. Destacando-se os sonhos de laranja, as azevias de amêndoa e grão e os troncos de natal (de chocolate e de doce de ovos).

 

No fim das contas, a equipa do Portugal Flavours tem a dizer-te que mesmo que não gostes de bolo rei, tens o pastel de nata que ficou em 3º lugar na competição de 2018.

 

A Pastelaria Batalha é um espaço agradável e acolhedor, em que a decoração está cheia de história e com uma especial atenção ao detalhe. Dito isto, nós vamos certamente voltar. E tu? Ficas por casa ou vemo-nos por lá?

 

Fotografia de: Equipa Portugal Flavours