Inspira-te com A Mensagem e desfruta d'A Viagem.
Ouvimos dizer que ambicionas fazer uma viagem por Portugal com o objetivo de conhecer e provar os nossos típicos e saborosos produtos. Passar de região em região sempre acompanhado de um bom vinho. Chegar a casa com estórias e histórias para contar. E, se possível, também com umas fotos para colocar nas redes sociais e fazer inveja aos amigos.
São verdadeiros os rumores? Ouvimos bem?
Enquanto esperamos pela tua resposta, com a certeza de que ninguém diz que não a um bom passeio, vamos contar-te sobre como correu a nossa viagem no Quorum.
Situado na Rua do Alecrim, 30B, no Chiado, o Quorum é liderado pela simpatia e amabilidade do Chef Tiago Emanuel Santos. E, embora este nunca diga que não a uma visita à mesa dos seus clientes, a viagem é, em grande parte, guiada pelo conhecimento amplo das suas assistentes de sala (Bruna e Marta).
O conceito do Quorum é um dos mais inspiradores a que a equipa do Portugal Flavours teve acesso. E, embora a escolha não seja ampla, o seu menu é composto por duas opções de topo: Para quem adora poesia clássica, A Mensagem, composta por alimentos da época de um Portugal onde comer carne bovina era um luxo e, para pessoas atrevidas, A Viagem, composta pelos sabores premium dos recantos do nosso pais.
Como nós gostamos é de viagens, principalmente por Portugal, acho que consegues adivinhar qual foi a nossa escolha. E que escolha!
Acompanhada por uma Harmonização de Vinhos Portugueses, começámos com um Polvo “seco” servido num fogareiro de barro (uma mini réplica acesa com lenha!), um pão com chouriço transmontano com um twist cremoso e umas pataniscas de Bacalhau com uma textura e formato diferente das que estamos habituados.
Acompanhámos com espumante da Quinta da Romeira e com um pão de centeio e trigo feito através de fermentação natural, onde o Queijo de Cabra, o Queijo de Ovelha e o Azeite fizeram a união perfeita entre sabores.
(fotos: arrasta para o lado para veres mais)
Continuámos com um Ovo de Farramfuza e um Antitese de 2012, com 3 meses de barrica. Seguido-se da Gamba Rosa do Algarve com algas de Ílhavo, fumados transmontanos e um Vinho Branco V.Q.P.R.D de Torres, de 1990.
O vinho regional Casal Figueira, António de 2017, deu entrada ao até então desconhecido peixe da região de Sesimbra, Brama, apelidado como “Peixe do Canhão de Sesimbra” com tubérculos e vegetais terrosos, que nos fascinou.
Seguiu-se a viagem com um arroz de Salreu de coelho selvagem, nastúrcios e cogumelos, sempre acompanhada de um Lapa dos Gaivões, de João M Barbosa. Já guarnecidos com uma sidra fabricada pela casa, foi-nos servido um Porco bísaro transmontano acompanhado de feijão arroz, de Portalegre.
(fotos: arrasta para o lado para veres mais)
Passando à parte favorita da maioria dos nossos leitores e também a nossa, as sobremesas foram acompanhadas de um vinho do Porto Andresen, com 10 anos.
Começámos com a Laranja dos Pobres com azeite de Moura e Citrinos. Não estávamos nada à espera que o ácido da laranja conjugasse tão bem com o azeite. Ficámos deliciados com a combinação. Prosseguimos a degustação com maçã de alcobaça, sorbet de Nabiças e Ricadinha (amámos este sorbet) e com o toque doce da enxovalhada típica do Barreiro.
Por fim, e de todo a sobremesa favorita da equipa do Portugal Flavours, foi colocado sobre a mesa o Pão de Ló do Landal, que até hoje, foi das melhores sobremesas que tivemos o prazer de provar.
O espaço moderno, acolhedor e com uma decoração trendy, aliado à comida de excelência confecionada por Tiago Emanuel Santos e à história por detrás de cada prato, fez com que o Quorum fosse um espaço a adicionar à lista de "Sítios a não perder!". É toda uma experiência de requinte, detalhe e comida feita com amor.
Por fim, só nos resta dizer que foi uma "viagem em pêras".
Vemo-nos por lá!
Fotografia de: Equipa Portugal Flavours