Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Flavours

Restaurantes, Eventos, Rooftops e muito mais! ūüď∑ ūüćī #Portugalflavours

Portugal Flavours

Restaurantes, Eventos, Rooftops e muito mais! ūüď∑ ūüćī #Portugalflavours

Est√° a chegar o Melting Gastronomy Summit

ImageOportoBlog_Melting.png

 

Esta viagem gastronómica pelo mundo começa no Porto.

A 14, 15 e 16 de Novembro, chefs, produtores, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo participam no primeiro grande encontro internacional de Gastronomia em Portugal.

Durante 3 dias, a Invicta vai ser palco de conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial.


Esta ‚Äúviagem gastron√≥mica pelo mundo‚ÄĚ, lan√ßada a bordo do Sensacionismo de Fernando Pessoa, procura refratar a Gastronomia num estado de ‚Äúmelting‚ÄĚ, que faz o percurso natural entre Sensa√ß√Ķes, Sugest√Ķes, Consci√™ncia e Constru√ß√£o. Estes princ√≠pios d√£o tema aos 4 grandes pain√©is do evento, moderados por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e Jos√© Diogo Albuquerque, respetivamente.


A marcar presença, vão estar grandes referências como o chef Matthew Kenney, nome maior da cozinha plant-based, o guru mundial do pão artesanal Chad Robertson (dono da Tartine Bakery em São Francisco), o chef taiwanês Andre Chiang (ex-chef de cozinha do Le Jardin des Sens com três estrelas Michelin), o crítico do The Guardian Jay Rayner, o sommelier do famoso NOMA Mads Kleppe, o presidente do Slow Food Internacional Carlo Petrini e Rafael Ansón, Presidente da Academia Internacional de Gastronomia. A estes nomes, juntam-se ainda Anna Elisa de Castro, Lucy Legan, Noélia Jerónimo, Miguel Rocha Vieira e outras grandes figuras da gastronomia a nível nacional e internacional.

 

ImageOportoBlog_Speakers.png

 

Para além dos momentos de conversa e debate, estão previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, provas de vinhos e showcookings. Arte, Sustentabilidade, Nutrição e Empreendedorismo são outros dos conceitos centrais do Melting, materializados em
interven√ß√Ķes art√≠sticas com excedentes, com a participa√ß√£o de Ricardo Nicolau de Almeida.


Espa√ßos para a partilha de livros e hist√≥rias, no festival de filmes gastron√≥micos Melting Movies e, ainda, um pitch para a apresenta√ß√£o de projetos inovadores. O recheado programa culmina com um grande jantar ‚ÄúMelting Dinner‚ÄĚ, o expoente m√°ximo do evento,
desenhado por grandes Chefs nacionais e internacionais.

 

ImageOportoBlog_Areas.png

 


‚ÄúCom o Melting, a AGAVI quer aproveitar este momento √ļnico que Portugal est√° a viver, dar voz e ouvidos √† nossa Gastronomia e tornar o pa√≠s numa refer√™ncia para os debates mundiais em torno da alimenta√ß√£o‚ÄĚ, explicou Ant√≥nio de Souza-Cardoso, Presidente do Conselho de Dire√ß√£o da AGAVI. ‚ÄúAcreditamos que √© atrav√©s da partilha de experi√™ncias e projetos que podemos analisar o presente e preparar o futuro. Afinal de contas, e como disse Fernando Pessoa, ‚Äėa √ļnica¬†realidade¬†da¬†vida¬†√© a¬†sensa√ß√£o‚Äô e ‚Äėa evolu√ß√£o parte da manifesta√ß√£o da sugest√£o‚Äô‚ÄĚ.


O Melting Gastronomy Summit é a grande aposta de 2019 da AGAVI, a associação que pretende dar um novo impulso ao empreendedorismo agro-alimentar português, e que já tem preparado um vasto leque de outras iniciativas, a levar a cabo até 2022.